Matemática e Fios de Cabelos


Conhecimentos matemáticos têm sido requisitados em tudo na nossa volta, bem como na maioria das ocupações profissionais. A presença da matemática nas diversas esferas da vida, seja acadêmica ou social é indiscutível.

Não existe nenhuma atividade da vida, em que a matemática não compareça de maneira insubstituível para: codificar, ordenar, quantificar, interpretar compassos, taxas, dosagens, coordenadas, tensões, frequências e tantas outras necessidades diárias.

Imagine a matemática envolvida no crescimento dos seus cabelos.

O cabelo que nasce de um couro cabeludo saudável, apresenta número extraordinários:

Uma cabeleira saudável tem entre 120 mil e 150 mil fios.

O peso total das madeixas pode variar de 5 a 200 gramas, de acordo com seu comprimento.

Um fio de cabelo em condições normais pode absorver até 30% de seu peso em água. Já os fragilizados assimilam cerca de 45%.

36 metros é quanto todos os fios de uma cabeça podem somar em crescimento em um único dia. Isso dá 1,1 km por mês e cerca de 13 km ao longo de um ano.

6 metros quadrados é a superfície total de uma cabeleira com 20 centímetros de comprimento.

Cada centímetro quadrado do couro cabeludo compreende a uma média de 200 a 300 fios de cabelo.

Um cabelo bem tratado suporta ser alongado a até 50% de seu comprimento sem arrebentar.

Da mesma forma, 1 único fio de cabelo é capaz de suportar um peso de até 50 gramas, enquanto uma mecha com 100 fios suporta 10 quilos e a cabeleira inteira pode resistir a 12 toneladas.

3 anos é a duração média do crescimento de um fio.

Interessante ainda, o envolvimento da geometria quanto aos cabelos.

Profissionais da beleza que executam cortes de cabelo a geometria é considerada uma importante ferramenta, pois o cliente ao sentar-se á cadeira, o profissional que realizará o corte é obrigado a fazer o estudo inicial, um trabalho de percepção profissional que exige conhecimentos referentes ás formas geométricas reconhecendo por exemplo, rostos arredondados, ovais, etc…

O rosto toma-se uma das partes do corpo humano que mostra a existência de uma certa simetria a ser analisada para um bom corte dos fios de cabelos, a se chegar em uma beleza fundamental de cada um.

É de supra importância dos estudos sobre a matemática em qualquer situação, as noções matemáticas podem ser aplicadas de uma forma contextualizada e ainda facilitar a compreensão de conteúdos do nosso cotidiano e em qualquer área do conhecimento.

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey