Efeito Térmico - Eletrodinâmica

A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, TÉRMICO ( ou joule ), químico, magnético e luminoso.

O efeito térmico, também conhecido como efeito joule, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Ao receberem energia, os átomos vibram mais intensamente.Quanto maior for a vibração dos átomos, maior será a temperatura do condutor.

Esse efeito é muito aplicado nos aquecedores em geral, como o chuveiro. Em um chuveiro a passagem da corrente elétrica pela resistência provoca o efeito térmico, ou efeito joule, que aquece a água.

Qualquer condutor sobre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente elétrica. Nos condutores se processa a transformação da energia elétrica em energia térmica, onde se deixa mais uma vez claro que energia não se cria e sim se transforma.

Esse efeito é a base de funcionamento dos aquecedores elétricos, chuveiros elétricos, secadores de cabelo, lâmpadas térmicas, etc.

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey