O Paradoxo de Newcomb

 

Tem, perante si, duas arcas ou caixas fechadas, uma com a inscrição "Arca 1" e a outra com a inscrição "Arca 2". Um anjo explica-lhe que a Arca 1 contém um cálice dourado que vale 1000 dólares. A Arca 2 contém uma aranha que não vale absolutamente nada ou o quadro Mona Lisa que vale milhões de dólares. Tem duas escolhas. Tirar o que está em ambas as arcas, ou tirar apenas o que está na Arca 2.

 

Seguidamente, o anjo decide confundir a sua escolha: "Fizemos uma previsão daquilo que vai decidir. Temos quase a certeza absoluta sobre o que vai acontecer. Como esperamos que escolha ambas as arcas, colocamos apenas a inútil aranha na Arca 2. Como esperamos que depois escolha apenas a Arca 2, colocamos o quadra Mona Lisa lá dentro. A Arca 1 contém sempre 1000 dólares em valor, independentemente daquilo que pensamos que vai fazer."

 

Em primeiro lugara, você pensa que deve selecionar apenas a Arca 2. Os anjos são excelentes entes com capacidade de previsão e, por conseguinte, escolherá a Mona Lisa. Se escolher ambas as arcas, o anjo terá muito provavelmente antecipado a sua escolha e posto a aranha na Arca 2. Apenas lhe calhará o cálice de 1000 dólares e uma aranha.

 

Mas, desta vez, o anjo confessa: "Há quarenta dias, fizemos uma previsão sobre qual das arcas você escolheria. Nós já pusemos a Mona Lisa ou a aranha na Arca 2, e não lho vamos dizer."

 

Desta feita, pensa que devia escolher ambas as arcas e tirar tudo o que fosse possível. Parece insensato selecionar apenas a Arca 2, porque se o fizer, só ficará com a Mona Lisa.

 

Porquê desistir dos 1000 dólares?

 

Esta é a essência do paradoxo de Newcomb, formulado em 1960 pelo físico William A. Newcomb. O enigma foi mais tarde esclarecido pelo filósofo Robert Nozick em 1969. Ainda hoje os peritos ficam desesperados com este dilema e discordam da melhor estratégia para lidar com ele.

 

Qual sua estratégia?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey