Borboletas Matemáticas

13.12.2017

Já é certo no meio naturalista assegurar que certas borboletas ostentam, em suas asas, números expressos por algarismos indo-arábicos. Curiosas borboletas quando voam levam a Matemática par ao céu.

 

 A mais curiosa das borboletas matemáticas é a Dirphia Sabina Walker que ostenta, em suas asas, o algarismo 1 em preto. Essa borboleta tem a preocupação de ser a n° 1 entre os coleópteros.

 

Borboleta interessante é a chamada Callicore Peruviana que pode ser encontrada com facilidade no Paraná e em Minas Gerais. A Callicore apresenta um 88 numa asa e outro 88 na outra asa. A repetição é certa, pios as asas das borboletas são rigorosamente simétricas. O desenho de uma asa é exatamente igual ao desenho da outra asa.

 

 

A bela e curiosa borboleta que os naturalistas denominam Catagramma Sorana Godt mostra-nos em cada asa um oitenta com os dois algarismos bem visíveis. Para um matemático seria 80 de um lado, e 08 do outro. O nome Catagramma deriva-se deo grego Kata (sobre) e gramma (carta).

 

 

Numa visão mais plausível matematicamente, essa borboleta vem provar que o zero à esquerda de um número pode ter uma significação muito especial.

 

Aos abraços da Natureza versos Matemática.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey