Por que o celular sempre cai com a tela voltada para baixo?

27.09.2017

 

É o pelo mesmo motivo que o pão sempre cai com o lado onde há manteiga voltada para baixo. O que muita gente não sabe é que isso não tem nada a ver com azar, falta de sorte ou mau-olhado. A explicação para o porquê de nossos celulares viverem com as telas rachadas pode ser dada pela Matemática.

Não é apenas o acaso. O fato do peso levemente maior do lado onde a manteiga está e, principalmente, a altura média das mesas ou da mão que segura o pão faz com que elas caiam com a face preenchida com manteiga voltada para baixo em cerca de 62 % das vezes (probabilidade).

Essa mesma probabilidade aplicada nos pães com manteiga, praticamente é a mesma coisa que acontece com os nossos aparelhos de celulares. Além da altura média da queda, deve-se levar em conta o jeito que seguramos os aparelhos, quase sempre com os dedos em um ponto abaixo do seu centro de gravidade e sem muita firmeza.

É isso que causa os números espantosos, onde em torno de 29% das pessoas encontram-se com um celular com a tela rachada. No mundo todo, um visor de celular é estilhaçado a cada dois segundos.

A Matemática complexa estar por trás das quedas de celulares que pode ser explicada com uma fórmula. Ao solucionar as equações que descrevem essas forças, o ritmo no qual o celular gira enquanto cai na direção do chão pode ser estimado usando a seguinte fórmula: 

 

 

Aplicada a aparelhos de celulares, a fórmula mostra que por serem lisos e escorregadios, é improvável que percam o contato com os dedos antes de atingirem uma taxa de giro alta o suficiente para conseguirem cair com a tela voltada para cima. Por isso sempre que caem e batem com o visor voltado para o chão.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey