Cachos dão trabalho?

15.09.2017

 

 Diversas pessoas de cabelos encaracolados reclamam que eles dão trabalho: têm uma capacidade incrível para fazer nós, qualquer vento os deixa sem solução ou até naturalmente e são imprevisíveis: dormir com eles molhados pode dar certo num dia e muito errado no outro. Existem diversas páginas na internet listando os problemas, e, são quase infinitas.

É até engraçado, pois, sou fortemente desprovido de cabelos, porém, não poderia deixar o tocante, analisar tal fato e pesquisar sobre o proposto.

Alguns cientistas, já estudou o fenômeno, pois, Pedro Reis, pesquisador do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (Estados Unidos), investigou a curvatura de hastes finas e flexíveis suspensas por uma estrutura (como tubos, canos e cabos), notou que pareciam cachos de cabelo suspensos pelo couro cabeludo. Procurou então Basile Audoly, da Universidade Pierre e Marie Curie (França), que já tinha investigado a forma do cabelo encaracolado em duas dimensões, e reuniu uma equipe para criar um modelo de mechas em 3D.

Agora é que entra a MATEMÁTICA, após diversos experimentos de laboratório e simulações de computador, usando a teoria da Matemática para identificar os principais parâmetros adimensionais para representar a curvatura (relacionando a razão, que aprendemos em 7º ano do ensino fundamental II, entre a curvatura e o comprimento ) e o peso ( relacionando a razão entre o peso e a rigidez). Dada a curvatura, o comprimento, a massa e a rigidez da mecha, o modelo prevê o formato de um fio de cabelo sob a influência do próprio peso.

 

Com base em estes estudos, engenheiros podem prever, com o auxílio da Matemática, em que tipo de curva canos, tubos e cabos longos se transformam, como exemplo quando são enrolados numa bobina antes do transporte. Tais produtos às vezes se comportam como mangueiras de jardim, tão teimosas, com a diferença de que fazem muita força contra o suporte em que estão, isso é um problema, e você já deve ter passado por isso.

Um mal enrolado cabo submarino de fibras ópticas, por exemplo, pode afundar um barco de instalação. O mais importante é levar em conta a Matemática e suas projeções no cotidiano e realidade, que neste caso, a curvatura natural dos cachos, é semelhante às curvaturas de hastes em diversos problemas, pois pode afetar bastante o comportamento mecânico de diversas aplicações.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey