CURIOSIDADES

CRIATURAS FENOMENAIS

O escritor Francês Alphonse Daudet, no seu livro Tartarin de Tarascon (p.186) conta-nos um episódio de que se vale a pena analisar o seguinte passo:

"Atrás do camelo quatro mil árabes corriam, pés nus, gesticulando, rindo como loucos e fazendo rebrilhar ao Sol seiscentos mil dentes mui alvos."

Uma simples divisão de números inteiros nos mostra que Daudet, cuja vivacidade de espírito é inconfundível, atribuiu um total de 150 dentes para cada árabe, transformando os quatro mil perseguidores em CRIATURAS FENOMENAIS.

PALÍNDROMO MATEMÁTICO

Palíndromo, nada mais é do que frases, números e palavras lidos da esquerda para direita ou da direita para esquerda sempre iguais, como:

Na data: 20/02/2002 ás 20 horas e 02 minutos aconteceu uma conjunção de números que apenas ocorre duas vezes por milênio: 20:02  20/02/2002

Isso acontece pelo fato de ambos os números 0 e 2 serem algarismos que apresentam o palíndromo em sua sequência numérica. 20 02 20 02 20 02

A última vez que este fenômeno aconteceu foi às 11:11 horas de 11 de novembro de 1111, formando a data 11:11 horas 11/11/1111.

Este palíndromo só irá acontecer novamente às 21:12 horas de 21 de dezembro de 2112.

NÚMEROS E ÂNGULOS

Em vários endereços eletrônicos é fácil se deparar com esta imagem abordando como tema Números e ângulos (origem ou curiosidade).

Porém é questionável tão curiosidade, pois, em vários casos, não há relação verdadeira, em cada vértice poderemos ter dois ângulos e não um só, ainda por cima o número zero não deixa de ter um ângulo de 360°, entre outros números que não condizem com a relação apresentada.

SEIS OU SETE CUBOS?

Interessante ilusão de óptica. Podemos ver, na figura, seis ou sete cubos?

Os cubos serão em número de seis se o observador tomar a face preta como base superior dos prismas. Serão em número de sete se a face preta for, pelo observador, considerada como base. Neste caso ficará uma face preta isolada na parte superior do desenho. No primeiro caso (seis cubos) ficarão duas faces pretas inúteis na base da figura.

DISCO CIRCULAR FAMOSO

É um dos símbolos religiosos mais famosos do mundo. É o chamado  T'ai-Kihih ou Ying-Yang, fundamental da Cosmologia e Filosofia dos chineses de todas as religiões, criado pelo iluminado sacerdote Fou-hi que floresceu 3.000 a.C.

Trata-se de um disco circular, devidido por arcos de circunferência em duas partes iguais, sendo uma em preto e outra em branco, ainda em cada uma delas é assinalado um olho da cor da outra.

Há ainda quem diga que o significado é: "Em todo mal existe o bem e em todo o bem existe o mal".

Tal esboço representa o Princípio Primário ou Grande Absoluto, causa primordial do Universo e de tudo o que existe no mundo.

Ainda é assegurado que esse simbolo revela que há gérmen macho no princípio feminino e um gérmen femino no principio macho.

NUMERAÇÃO ANTIGA

Os Numerais babilônicos eram representados conforme a escrita cuneiforme, usando objetos (penas) em forma de cunha para marcar tábuas de argila ainda mole que depois eram expostas à luz solar para que tivesse um registro permanente cerca de 4000 a.C..

O sistema de numeração cuneiforme dos caldeus, é sexagesimal, devendo ser multiplicado por 60 a sua representação.

1 / 3

Please reload

A MATEMÁTICA CONTEXTUALIZADA

AMPULHETA - INSTRUMENTO PARA MEDIR O TEMPO

RACIOCÍNIO LÓGICO - O PODER DO SUBCONSCIENTE

ALÉM DOS PONTEIROS DO RELÓGIO

MATEMÁTICA PRA QUE?

O QUE SERIA DO MUNDO SEM A MATEMÁTICA?

ILUSÃO DE ÓPTICA - DESAFIE-SE!

BOL.AS MUSICAIS - MATEMÁTICA E FÍSICA

1 / 3

Please reload

Apoio

Curiosidades matemáticas, em que a ênfase incide principalmente na criação e discussão, as curiosidades matemáticas, não deixando de incluir o aspecto lúdico, colocam sua ênfase no incitamento à curiosidade do estudante, pelo seu inesperado, motivando-o ao aprendizado da Matemática e contribuindo para suavizar a aspereza com que esta é geralmente vista. Embora curiosas e surpreendentes, baseiam-se em identidades matemáticas ou em propriedades, por vezes bastante profundas.

 

Instituto de Ciências e

Matemática

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey